3 CARACTERÍSTICAS DA MULHER SÁBIA

Posted on outubro 18, 2011 by Prs. Alexandre e Rosileni 6 Comentários

“A mulher sábia edifica a sua casa” (Provérbios 14.1a).

 Muitas de nós conhecemos o versículo acima. Mas o que realmente significa edificar a casa com sabedoria? Neste artigo gostaria de abordar três características que a mulher sábia certamente possui. Existem muitas outras, mas neste momento veremos apenas três.

 - Primeiro: A mulher sábia tem um relacionamento íntimo com Deus. Ela sabe que sem Deus nada lhe é possível. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo que nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Josué 1.8).

Quando buscamos o Senhor e a Sua vontade para a nossa vida antes de decidir algo ou tomar qualquer atitude, estamos dando honra a Deus, e reconhecendo que sem Ele não há como ter um relacionamento abençoado. Se quisermos ter um casamento que dê frutos para a glória de Deus, um relacionamento onde as bênçãos do Senhor nos alcancem, então precisamos meditar na Palavra de Deus diariamente e ter intimidade com o Senhor. Antes de construir um casamento forte e inabalável, a mulher sábia constrói uma relação forte e inabalável com Deus. Só seremos bem sucedidas na edificação da nossa casa e da nossa família, se tivermos um relacionamento pessoal e profundo com o Senhor.

-Segundo: A mulher sábia tem consciência de que está em meio a uma grande guerra espiritual e que precisa permanecer atenta e alerta para os ataques de satanás contra sua vida e família “Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (l Pedro 5.8). Satanás está ao nosso redor, diz a Palavra de Deus, procurando uma oportunidade, uma brecha onde possa se instalar para nos destruir! A mulher sábia é dirigida pelo Espírito Santo de Deus. Faz da oração sua arma mais poderosa contra os ataques do inimigo. Se reveste da armadura de Deus, “Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do maligno. Usem o capacete da Salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; (Efésios 6.14,17). Deus não nos daria uma armadura espiritual para usar, se não fosse necessário. A mulher sábia não deixa brechas para satanás.

-Terceiro: A mulher sábia fala com sabedoria. “A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas em uma escultura de prata” (Provérbios 25.11). A mulher é conhecida pela sua grande capacidade de expressão verbal. As mulheres gostam de falar. Têm necessidade de falar. Mais que os homens, inclusive. O que muitas vezes pode ser um problema, caso ela não atente para o conteúdo da fala. Ou então, para o “momento certo de falar”…  “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Provérbios 15.1), Esse versículo é especialmente verdadeiro nos momentos em que o esposo está nervoso ou irritado. A mulher sábia conhece o poder das palavras e as usa para edificar a sua casa, não para derrubá-la!

A Palavra de Deus nos exorta a agir com sabedoria. O mesmo versículo que nos fala sobre a mulher sábia que edifica a sua casa, também nos diz que a tola a derruba com as próprias mãos… Que possamos ser mulheres dirigidas pelo Espírito Santo de Deus, e edificar as nossas casas com sabedoria. Alicerçando os nossos lares na rocha que é Jesus Cristo.

Lembre-se amada irmã em Cristo; Não há sucesso num lar que não honra e glorifica o Senhor. Reserve um tempo do seu dia para ficar na presença de Deus. Ore, vigie e revista-se com a armadura de Deus. E seja sábia nas palavras e maneira de falar. Creio que o nosso Deus, que é rico em amor e misericórdia, derramará grandes bênçãos sobre a sua vida, em nome de Jesus.

 

Missionária Rosileni.

“Família, Um Projeto de Deus”  

 

 

 

 

 

 

 

 

6 Comentários

  1. pra Nazare Barboza
    641 dias ago

    graças a Deus por esta mensagem simples, mas de grande profundidade, vou transmiti-la hoje no circúlo de oração.Sei q algumas de nossas familias estão em conflito matrimoniais e sei q essa mensagem irá ajudar nossas irmães a ter sabedoria para vencer suaslutas.um abraço em Cristo

    Reply

  2. fernada da silva carvalho
    543 dias ago

    bom demais,sim nos mulheres temos que vigiar nosso lar e com certeza,essa mensagem fara eu pensar sobre meu casamento.em nome de jesus.amem.

    Reply

  3. Adriana
    526 dias ago

    minha querida Rosilene,estou passando por dificuldades no meu casamento,me ensine a ser esta mulher sabia.já tentei de tudo,já fui tão humilhada.que estou sem força.amo tanto o meu marido,mais ele me trai,tenho 27 anos e ele 29 anos,temos uma linda filha que se chama Iasmin.peço primeiramente a ajuda de Deus e da Irmã.espero a resposta aciosa. ore por mim

    Reply

    • Prs. Alexandre e Rosileni
      521 dias ago

      Amada irmã em Cristo Jesus, Sugiro que me mande um e-mail, para que possa lhe orientar mais específicamente. Existe um livro muito bom, entitulado “Uma Mulher segundo o coração de Deus” da autora americana Stormie Omartiam. Creio que lhe ajudará muito. Também em breve, estaremos lançando um livro de minha autoria, para as mulheres. No mais amada irmã, a Bíblia é a sua melhor conselheira. Leia como a Palavra do Senhor orienta uma esposa a agir. Deus a abençoe. estou orando por você.

      Reply

  4. valeria
    521 dias ago

    muito obrigada to começando agora tenho buscado a Deus pela libertação e cura do meu esposo ele é usuario de drogas quero a tranfosmação no nosso casamento. vou orar e buscar a Deus cada dia.

    Reply

  5. deyse
    399 dias ago

    Mensagem impactante que veio do coração de Deus principalmente para nós mulheres que vivemos com conjuge descrente. Preciso muito da sua ajuda e cobertura em oração para conseguir continuar essa jornada sem desistir. Graça e Paz!!

    Reply

Postar um comentário

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

  1. *