A ESPERANÇA ESTA EM DEUS

0
119

A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS
Texto: Êxodo 33:1-15.
“Depois ordenou o Senhor a Moisés: ‘Saia deste lugar, com o povo que você tirou do Egito, e vá para a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: Eu a darei a seus descendentes. Mandarei à sua frente um anjo e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Vão para a terra onde manam leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho’. Quando o povo ouviu essas palavras terríveis, começou a chorar, e ninguém usou enfeite algum. Isso porque o Senhor ordenara que Moisés dissesse aos israelitas: ‘Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria. Agora tirem os seus enfeites, e eu decidirei o que fazer com vocês’. Por isso, do monte Horebe em diante, os israelitas não usaram mais nenhum enfeite. Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento. Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda. Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés. Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda. Disse Moisés ao Senhor: ‘Tu me ordenaste: Conduza este povo, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado. Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo’. Respondeu o Senhor: ‘Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso’. Então Moisés lhe declarou: ‘Se não fores conosco não nos envies’
O texto em apreço nos mostra a insatisfação de Deus com o seu povo e Moises em um ato desesperador, não aceita a presença do anjo e no Vs 15 ele diz em outras palavras “Deus, eu não quero anjo, nenhuma presença me interessa, se o Senhor não for comigo não nos faça ir”, O interessante é se continuarmos lendo nós vamos ver que Deus resolve ir porque Moises tinha graça aos olhos do Senhor e porque Deus o conhecia pelo nome” esta registrado no Vs 17.
Sabe o que Deus estava dizendo: “Moises meu filho, eu vou com esse povo por sua causa, por que te conheço e sei da intimidade que tens comigo”.
Pastor, eu já oro a 3,5, 10, 20, 30 anos, não importa continue…continue… Creia no mover de Deus na sua vida e na sua família…
Enquanto Moises estava tendo um encontro com Deus no monte, Arão é pressionado para construir um bezerro de ouro, mas você sabe o porquê eles escolheram um bezerro?
Porque as imagens dos deuses da época eram representados por bois, como por exemplo os deuses dos cananeus Baal que era homem com chifres.
Então se o bezerro de ouro representava um deus cananeu, o que eles fizeram foi uma ostensiva rejeição ao Deus de Israel.
Depois de tudo o que Deus fez pelo povo, a retribuição foi REJEIÇÃO.
Deus demonstra então a Moises a sua insatisfação com o povo chamando o povo de OBSTINADO (Que não se deixa convencer, inflexível, irredutível).
Um povo que não valorizava a presença de Deus.
Irmãos Deus sem a gente Ele é Deus e nós o que somos sem Deus, sem a presença de Deus?
Precisamos valorizar a presença de Deus em nossas vidas, pois é através da presença do Senhor que realizamos, que conquistamos a nossa terra prometida, conquistamos aqueles que não são ou que estão afastados de Deus. É através da presença de Deus em nossas vidas que recebemos as bênçãos de Deus. Que ao ler este artigo você seja guiado pelo Espírito Santo para atrair a presença de Deus para a sua vida.
Você pode estar pensando: Pr. Eu quero a presença de Deus na minha vida, irmãos não basta querer, tem de buscar a presença de Deus, você tem de atrair para a presença de Deus, através de um relacionamento com Ele, através de um testemunho.
Por isso eu quero falar sobre algumas bênçãos da presença de Deus:
1) A presença de Deus nos traz PAZ E DESCANSO Vs 13 e 14.
Moisés estava angustiado com a situação do povo, que era rebelde, impaciente, obstinado e não tinha intimidade com Deus.
Você pode ser um Cristão antigo, você pode ser um novo convertido, você pode até dizer que conhece a Deus, mas a pergunta é qual a intimidade que você tem com Deus, para que ele lhe traga DESCANSO?
2) A presença de Deus te tira do Egito e te leva para à terra prometida
Em Deuteronômio 4:37,38 está escrito: “Porque amou os seus antepassados e escolheu a descendência deles, ele foi em pessoa tirá-los do Egito com o seu grande poder, para expulsar diante de vocês nações maiores e mais fortes, a fim de fazê-los entrar e possuir como herança a terra deles, como hoje se vê”.
Egito > deserto > terra prometida. Percebam que há um espaço entre o Egito e Canaã. Por quê? Porque precisamos atravessar o deserto para que as coisas do mundo sejam tiradas de nós. Nós podemos sair da escravidão e ir diretamente para a terra prometida. Veja o que diz em: Deuteronômio 8:1-7 diz:
Deus conhece você ele sabe de tudo que se passa em seu coração.
Deus não esta contente com este deserto que você esta passando, você não nasceu para morrer no deserto como aquele povo que viu o poder de Deus em ação contra faraó.
Deus não quer que você seja engolido, tragado pelas areias do deserto, muito pelo contrário, quando Deus tirou o povo do Egito, ele estava cumprindo uma promessa feita, de conduzir o povo a uma terra boa, produtiva, segura, o juízo foi de Deus que bateu o martelo e disse que aquele povo não iria entrar na terra prometida, mas, foi o próprio povo que ao longo da caminhada com Deus, mesmo vendo os milagres e maravilhas, afastou a presença de Deus e pereceram no deserto.
3) A presença de Deus nos traz alegria
O salmista disse: “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo, porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita” (Salmos 16:8-11).
Davi ao proferir este salmo, ele sabia que podia contar com a presença de Deus em sua vida por qualquer caminho que percorresse.
4) A presença de Deus nos traz proteção
Salmos 31:19-21 “Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti! No abrigo da tua presença os escondes das intrigas dos homens; na tua habitação os proteges das línguas acusadoras. Bendito seja o Senhor, pois mostrou o seu maravilhoso amor para comigo quando eu estava numa cidade cercada”.
Amados, a presença de Deus em nossas vidas nos protege mesmo quando estamos cercados pelo inimigo.
Davi sabia que a presença de Deus o escondia dos inimigos, precisamos entender que estamos em uma guerra continua seja por nós mesmo, seja por nossa família ou nossos familiares, vivemos em uma guerra e para sairmos vitoriosos precisamos da proteção de Deus, e é isso que a presença dele traz para as nossas vidas.
Vimos que a presença de Deus traz:
– PAZ E DESCANSO;
– NOS TIRA DO EGITO E NOS LEVA A TERRA PROMETIDA;
– NOS TRAZ ALEGRIA;
– NOS TRAZ PROTEÇÃO;
5) A presença de Deus nos traz respostas
Jeremias 33.3 nos diz “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”
A presença de Deus nos traz respostas, o que você tem feito com a presença de Deus em sua vida?
Pr. Eu tenho tudo isso e mesmo assim Deus não esta me respondendo.
Hei amados, lembra-se de Daniel? 21 dias orando por uma resposta, houve um combate no céu para a resposta chegar, e quando ela chega, Deus fala a ele, desde o primeiro dia eu te ouvi.
As suas respostas podem não ter chego ainda, mas Deus diz para mim e para você nesta noite:
Salmo 34.15b “os seus ouvidos estão atento ao seu clamor”.
Salmo 145.19 “Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará”
Eu não sei quais são os pedidos que tu tens feito ao Senhor, mas Ele esta sentado no seu sublime trono, com os 24 anciãos como esta escrito em apocalipse 5.8 “Os 24 anciãos prostraram-se diante do cordeiro, com salvas de ouro cheio de incenso, que são as orações dos santos”

Se você tem a presença de Deus na sua vida, então você tem:
– PAZ E DESCANSO;
– NOS TIRA DO EGITO E NOS LEVA A TERRA PROMETIDA;
– NOS TRAZ ALEGRIA;
– NOS TRAZ PROTEÇÃO;
– PROTEÇÃO.

Mas se essa presença de Deus na sua vida ainda não é real, nos queremos lhe mostrar o caminho, Jesus disse: que todo aquele que vier até mim jamais lançarei fora. Disse ainda Eu vim para que tenham vida e vida em abundância.
Que neste momento você decida atrair a presença de Deus definitivamente, para que sua família seja reestruturada em Nome de Jesus.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here