Sedes sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em
derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; (I Pedro 5.8).

Em meio à correria do dia-a-dia, muitas vezes não nos damos conta do quanto às responsabilidades do cotidiano sugam a nossa energia. São tantas coisas para se fazer desde o amanhecer até o pôr-do-sol que chegamos ao final do dia com a sensação de estarmos voltando de uma guerra. Completamente exaustos.

Realmente vivemos em meio a uma guerra. Além da luta pela sobrevivência, pelo sustento da família e por uma qualidade de vida melhor, lutamos contra forças invisíveis e malignas que concentram seus esforços em nos desestruturar emocionalmente e espiritualmente.

Há uma ilustração que conta o seguinte: Um anjo do Senhor caminhava pelas ruas de um bairro residencial em uma grande cidade, quando de repente se deparou com satanás. Intrigado, perguntou ao diabo:

– O que você está fazendo por aqui? Achei que jamais fosse te encontrar numa rua tranqüila como esta. Só há residências aqui. Você não está no lugar errado não? Seu lugar é onde há confusão, prostituição, criminalidade…

– Aí que você se engana meu caro anjo. – Respondeu o diabo. Esses lugares onde você se refere as pessoas já me pertencem. Aqueles que vivem na prostituição, na criminalidade e em pecado, me servem. São meus escravos. Sou dono de suas vidas e suas almas, porque perderia meu tempo rondando aqueles que me veneram com seu modo de vida? Busco novos servos.

– E os busca aqui? Nesta rua tranqüila? Aqui não há salões de jogos, boates ou bares. Como pretende conquistar estes “servos”?

– Bem, eu tenho uma estratégia infalível, sabe? A maioria das pessoas pensa que as minhas principais armas estão relacionadas a prostituição, aos vícios, drogas ou riquezas… Realmente gosto de usar todas elas, e geralmente obtenho êxito. No entanto, essas armas não funcionam com todo mundo.

– É mesmo? E quando as suas armas não funcionam que tática você usa para destruir a vida de uma pessoa? Qual é essa estratégia infalível, a qual se referiu?

– Bom, a minha arma preferida é o desânimo. Se consigo desanimar alguém, é certo que conseguirei derrubá-lo!

– É mesmo?

– Sim. E ultimamente isso tem sido bem mais fácil. O próprio homem se sobrecarrega de tal maneira, com tantos compromissos e atividades paralelas, que um pequeno  “empurrãozinho” meu, é o suficiente para fazê-lo entrar em crise. Basta um probleminha aqui, outro ali… E pronto! Agenda lotada e compromissos que não consegue mais
cumprir desencadeiam uma onda de frustração tão grande que o desânimo se apodera da pessoa. E ela passa a inverter as suas prioridades. Não dá mais atenção para família, desconta a sua ira nos filhos, para descansar um pouco, pára de ir a Igreja… E daí para frente, ela mesma se destrói sozinha. Depois
que consigo desanimar alguém, a pessoa entra num processo de autodestruição acelerado. Meu trabalho consiste apenas em desanimar a pessoa, e ela mesma fará o restante do trabalho para mim. Destruirá a si mesma e a própria família num piscar de olhos. Sou um gênio, não é mesmo? – O diabo ria prazerosamente.

– E você está aqui neste bairro residencial com o objetivo de desanimar as pessoas antão?

– Exatamente! Se eu conseguir desanimar o chefe da família, conseguirei destruir a família inteira! Observo atentamente. Aqueles que vivem apressados, que mal conseguem tempo para brincar com seus filhos, que se irritam facilmente com suas esposas, que estão sobrecarregados de atividades, são presas fáceis. Basta uma pequena “ajudinha” minha, para desencadear uma crescente onda de desânimo na vida desse homem… Depois, posso me afastar e observar de longe. Ele mesmo fará todo o trabalho de destruição por mim.

– Então seu alvo é o chefe da família?

– Sim. Tento atacá-lo primeiro. Pois uma família liderada por um homem espiritualmente fraco… Certamente cairá.

– E quando não encontra um homem espiritualmente fraco? Que estratégia usa então?

– Ah sim! Isso pode acontecer! Mas aí, eu ataco a auxiliadora dele. Se eu conseguir desanimar a esposa, levará um pouco mais de tempo, mas aos poucos ela vai contaminando o ambiente familiar com o seu desânimo, suas queixas, suas críticas, seu constante mau humor, desleixo e impaciência. Logo estará gritando com os filhos e com o marido… Criará um ambiente tão carregado em casa, que ninguém terá prazer em estar lá. O marido e
os filhos começarão a se distanciar dela e da casa. E uma família desunida, é uma família frágil…  E uma família frágil, não será “família” por muito tempo. Como pode ver anjo, sou bastante esperto!

– Existem famílias que você não consegue abater?

– Sim. – O diabo suspira longamente. – aquelas alicerçadas em Jesus, eu não consigo tocar. Famílias lideradas por homens comprometidos com a Palavra de Deus, que tem suas prioridades bem definidas, que não negligenciam
a sua casa. Bons maridos e pais presentes. Fiéis ao Senhor. Esses eu não consigo tocar. Da mesma forma as esposas que respeitam os seus maridos, que são boas mães e tementes ao Senhor. Mulheres que edificam as suas casas sabiamente são mulheres que não consigo atacar… Se eu não encontrar nenhuma brecha onde possa me instalar, não conseguirei derrubar a família…

– Deus permita que neste bairro você não encontre ninguém fraco e distante do Senhor Deus. Que todos estejam alicerçados em Jesus Cristo e firmados na Sua palavra!

O diabo ria enquanto se afastava. Pois sabia que naquele bairro havia muitos homens fracos espiritualmente, que negligenciavam a Deus e a sua família. Muitas mulheres que agiam tolamente… Já havia observado as famílias
que atacaria. Rondava por ali, já fazia algum tempo. Com a arma em punho, aproximou-se da primeira casa, malignamente mirou a arma do desânimo e atirou. Um corpo caiu. Se foi o chefe da casa ou sua auxiliadora, o anjo não viu. Mas tristemente voltou ao céu, para anunciar a Deus que mais uma família fora capturada por satanás.

Amados irmãos em Cristo Jesus, não permitam que satanás os torne reféns! A sua família é um projeto de Deus. Brade em alto e bom som: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!”

Prs. Alexandre e Pastora Rosileni Mansano.

Deus abençoe a sua família!

“Família, Um Projeto de Deus”


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »